Muitos profissionais conhecem a diferença entre CR's e DR's, mas o que pouco sabem é que os equipamentos classificados como DR são divididos em dois grupos. Comum para ambos é a aquisição sem a utilização de chassis convencionais. A transmissão para o console de pós-processamento é feita de forma automática, bem como o seu armazenamento. Enfim, eles se distinguem pela forma de tradução da informação obtida no momento da exposição:
- DR Captação Indireta: Primeiramente os fótons de raio-X são convertidos em fótons de luz visível e posteriormente transformados em sinal elétrico. Na composição da imagem digital este sinal elétrico é demonstrado através de combinações binárias que discretizam a imagem digital.
- DR Captação Direta: Neste caso, os fótons de raios-X são, sem intermediários, transformados em elétrons que formam a imagem digital, também através de processos eletrônico-computacionais.
Em relação aos exames de RX, pouca será a diferença observável entre os métodos do DR, mas para a mamografia essa diferença pode chegar a 30%, segundos os fabricantes.
Fontes:
*Conference of Radiation Control Program Directors, Inc. 2008
*Garantia de qualidade em radiologia diagnóstica
Tânia A. C. Furquim1, Paulo R. Costa2
Muito boa a explicação. Mas entre estes dois métodos, qual seria mais eficiente?
ResponderExcluir